A invenção de Morel
- Italo Aleixo
- 18 de mar. de 2024
- 1 min de leitura

Destacando-se entre os maiores clássicos da literatura argentina, não é sem merecimento que A Invenção de Morel leva os elogios do mestre do fantástico sul-americano, Jorge Luis Borges.
Nosso narrador, um fugitivo escondido em uma ilha deserta, se depara com estranhos visitantes surgidos do nada. Num misto de terror e curiosidade, ele começa a espionar a vida desses visitantes — por uma das quais se apaixona — mas estranhamente eles parecem não notar sua presença...
Trilhando por nuances Borgianas, Casares nos brinda com uma estonteante narrativa, que mescla fantasia, ficção científica e romance. O que a princípio é uma trama de amor e mistério, logo conflui para questões metafísicas universais, como a existência da alma e a natureza da realidade e das sensações. Por de trás dos debates científicos e filosóficos, a solidão surge como um elemento secundário que permeia toda a narrativa e dirige os debates éticos e psicológicos nela contidos: até onde vale a pena ir em busca de uma companhia?
Comments