top of page

Mar Morto

  • Foto do escritor: Italo Aleixo
    Italo Aleixo
  • 24 de out. de 2023
  • 1 min de leitura

Jorge Amado está foi um dos escritores brasileiros mais bem sucedidos da história. Seu sucesso é associado ao lirismo com que conta suas histórias, muitas vezes cedendo a um tom romantizado e estereótipos novelescos, mas sempre criando personagens marcantes e tramas cheias de personalidade.


O mar é provavelmente um dos personagens mais reverenciados da literatura, onde já foi pátria, percurso, protagonista ou antagonista. Aqui em Mar Morto também faz as vezes de entidade, embora o personagem principal seja a orla como um todo. Jorge Amado concede vida ao cais de Salvador, criando momentos, dando cores, cheiros e povoando-o de personagens memoráveis.


A trama segue os passos de Guma - aquele mesmo, da novela Porto dos Milagres da Rede Globo - em sua labuta diária de mestre de saveiro na orla de Salvador e pela Baía de Todos os Santos, onde durante suas idas e vindas, conhece e interage com outros personagens que também vão compondo esse enredo permeado pelo mar e pelos mitos de Iemanjá. Mas acima de todos está o Cais como verdadeiro protagonista, afinal é ele que cede palco e assiste as idas e vindas de marinheiros, prostitutas, esposas, mães e todo sortilégio de personagem com (ou sem) rumo que vagam por ali.


Como um dos principais nomes do Regionalismo, as obras de Jorge Amado dão voz e identidade ao povo nordestino, mais especialmente a Bahia. Aqui o conto de amor entre Guma e Lívia serve como alicerce para a história de todo o povo baiano que habita o cais, todos sendo observados pelo olhar imparcial do oceano!

Комментарии


© 2023 por Meras Literatices. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page