top of page

O que é Vida? // Mente e Matéria // Fragmentos Autobiográficos

  • Foto do escritor: Italo Aleixo
    Italo Aleixo
  • 16 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Erwin Schrödinger é mais conhecido graças ao seu gato. O ganhador do Nobel de Física de 1933, foi um dos pais da física quântica e autor do exemplo do famigerado gato que se encontra meio vivo e meio morto ao mesmo tempo. Além de sua atuação no campo da física, Schrödinger também fazia divulgação científica, e discorreu sobre filosofia, religião e outros campos do conhecimento.


Em concordância com o que Stephen Jay Gould disse uma vez, no fundo nós escrevemos muito mais para nós mesmos do que para os outros — um sentimento dissonante da necessidade de produzir conteúdo atual. O que é Vida? por sua vez, é uma investida pessoal de Schrödinger em encaixar os seres vivos dentro de sua óptica de físico e entender como eles se diferenciam de outras coisas no universo.


Dono de uma prosa clara e direta, Schrödinger consegue enxugar alguns elementos básicos da física quântica e relacioná-los com a biologia, mostrando como as leis da física atuam nos sistemas biológicos. O grande objetivo de Schrödinger é refletir como a vibração das moléculas e a relação entre energia e entropia, influenciam os seres vivos e procurar uma explicação para um dos elementos mais vitais para a evolução da vida: os genes!


Naquela época (o livro foi lançado em 1944) o gene ainda era uma entidade misteriosa. Sabia-se que ele estava relacionado com a hereditariedade, mas a estrutura de um seguimento de DNA com as informações armazenadas em 4 nucleotídeos, só seria descoberta anos depois. Schrödinger propõe então que, os genes seriam moléculas relativamente estáveis e seus isômeros — moléculas com a mesma fórmula, mas de estruturas diferentes — deveriam ser a chave para as mutações genéticas.


É intrigante ver como o conhecimento humano avança e muda tão rápido, num prazo de tempo relativamente curto uma explicação engenhosa pode se tornar arcaica. Rachel Carson, uma das mais influentes biólogas do século XX, escreveu excelentes obras de divulgação — uma delas inclusive mudou o pensamento ambientalista do século XX. Em um de seus livros, O Mar que nos Cerca, ela explica como o assoalho marinho se formou através do resfriamento e erosão da crosta terrestre, teoria que décadas depois seria completamente substituída pela tectônica de placas, deixando obsoleta a explicação de Carson. Schrödinger enfrenta aqui o mesmo destino!


Apesar do conhecimento obsoleto ser descartável no meio científico, o mesmo não pode se dizer dos pensadores. Schrödinger pode não ter cravado a essência do gene, mas sua tentativa serviu de influência para os próprios descobridores da molécula de DNA, além de fazer uma boa conexão da termodinâmica com os seres vivos. O que é Vida? é uma abordagem distinta na explicação de um conceito complexo até para os próprios biólogos.


P. S. O mais interessante nessa versão, seja talvez as conferências de Mente e Matéria, onde Schrödinger se aventura pelas veredas filosóficas, para discutir a relação entre a mente e o mundo empírico, naquele que é talvez o maior drama filosófico : como a mente criou o mundo real sendo que não faz parte dele? Nessas conferências, Schrödinger tenta dar suas próprias sugestões sobre a resolução desse problema, ao mesmo tempo que discute crenças e religião.

Comments


© 2023 por Meras Literatices. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page