Um homem bom é difícil de encontrar e outras histórias
- Italo Aleixo
- 4 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

O gótico sulista é caracterizado principalmente por uma visão crítica e caricata da miséria no Sul dos EUA, região que após perder a Guerra de Secessão, sofreu com o subdesenvolvimento e ficou marcada por um conservadorismo tacanho. Dessa forma, a miséria diz respeito não só ao poder econômico da região, onde pobreza impera, mas também à natureza social dos habitantes, com personagens deturpados e cozinhados em rancor, um terreno fértil para a desconfiança, o preconceito e o extremismo religioso florescerem.
O Sul dos EUA é representado pelas paisagem rurais e cidadezinhas decadentes habitadas por personagens inescrupulosos, permeados por uma atmosfera turvada pelo racismo e pela presença maçante da religião. Tais características, conferem ao Southern Gothic um ar de realismo bizarro com nuances macabras — vem daí o "gótico" no nome do gênero. Embora a princípio o gótico sulista tenha sido associado à literatura barata, o gênero se tornou um dos expoentes da crítica social nos EUA e rendeu clássicos como O Sol é para Todos (Harper Lee), revelou gênios como William Faulkner e tem Flannery O'Connor como um dos principais representantes.
Seguindo a tradição do gênero de criar personagens profundos e perturbados, num cenário que só não chamo de apocalíptico porque já foi abandonado por Deus, os contos aqui reunidos vão tratar exatamente dessa corrosão da sociedade civil e do espírito humano. Os contos de Flannery O'Connor são compostos por pequenos flagelos cotidianos: roubos, assassinatos, suicídios, devaneios religiosos, preconceito e xenofobia.
Ironicamente não é um livro triste, pelo contrário, são situações tragicômicas onde o drama acaba substituído por um tipo de resignação, que dão os ares de um humor negro, onde as situações escabrosas que nos fazem refletir sobre quão horrível o ser humano pode ser e quanto direito ele tem à isso. Tragédias que ao mesmo tempo realçam a vida e a profundidade dos personagens, conjurando um retrato histórico de um país agonizante.
Comments